domingo, 6 de fevereiro de 2011

Cultura Organizacional, o que é e o que ela representa.


Olá Queridos amigos, tudo bem?

        Cá estou eu de volta, depois de algumas semanas de férias estou novamente postando mais um texto neste blog que vós Le... (nossa falei bonito agora).

Bem hoje queria tratar, ou na verdade apenas abordar, um tema que acho bastante peculiar nas Organizações, sem qualquer pretensão de tirar alguma conclusão, queria falar sobre CULTURA ORGANIZACIONAL. Acho até um tema bastante complexo e difícil, precisaria mesmo de algumas teses para chegar a uma conclusão sobre o assunto, mas isso sempre me chamou a atenção, especialmente quando pego um texto, de materiais que estamos preparando, produzido por uma outra pessoa e sinto como se eu tivesse escrito, ou mesmo quando compartilhamos para eventuais correções, as pessoas costumar em geral realizar a mesma correção.
            Foi ai então que parei para reparar que a organização de uma certa forma criou nas pessoas uma visão única, ou seja, criou-se uma cultura organizacional.
            Isso é apenas um pequeno exemplo, bem simples, de como uma organização tem sempre uma cultura, e isso está  estritamente ligada a imagem que o publico tem da nossa organização. O que quero dizer com isso? Que a uniformidade, ou o padrão reproduzida pelos colaboradores dessa ONG, criam uma imagem da nossa organização. Essa imagem vai dizer exatamente qual é o perfil de atuação da nossa organização, se somos modernos, se somos tradicionais, de somos radicais ou se somos simplesmente bagunçados.
            Apenas para exemplificar, vou citar algumas organizações que tem uma cultura bem definida, por exemplo, quando falamos em Apple, pensamos logo numa empresa moderna e vanguarda tecnológica. Quando pensamos em ONU? pensamos em Liderança, Quando pensamos em Greenpeace, pensamos em “enfrentamento”, quando pensamos em Clube de Futebol? Pensamos em Paixão. Todos esses exemplos mostram como uma marca pode transmitir a cultura da organização, e por isso precisamos pensar que a nossa ONG também tem uma imagem, que foi criada por uma cultura interna, pode ser tradicional, pode ser uma organização de cultura lenta que demora para tomar decisões ou de rápidas ações.
           
Tudo isso depende de como trabalhamos com os nosso colaboradores e do tipo de profissional que contratamos.

Diferente dos demais posts, não vou deixar dicas mas quero que vocês comente o que sua ONG faz para criar uma Cultura Organizacional?

Nenhum comentário: