sexta-feira, 25 de março de 2011

Quando é hora de dizer NÃO.


Está é sem duvida uma das palavra mais difíceis de se dizer, NÂO. Em geral a maioria de nós acabamos por dizer sim, muitas vezes em circunstâncias em que não queríamos, apenas por medo da reação das pessoas ou dos parceiros dessa Organização, que acabam sempre acompanhadas de magoas, respostas do tipo, eles estão se achando. Etc. etc. etc. e justamente por temer que a organização fique “queimada” é que acabamos dizendo SIM para tudo, e é ai que mora o  perigo.

Quando aceitamos tudo, principalmente no inicio da ONG, corremos um sério risco de fazer aquilo que não acreditamos de fato, ou que a organização muitas vezes não se propõe a fazer de fato, desviando sua causa principal. No curto prazo isso pode trazer uma série de beneficios, mas uma das conseqüências desse excesso de SIM é a queda na credibilidade, ou seja, aqueles que são os seus parceiros de fato acabam inconscientemente percebendo que sua organização não tem pulso firme e se questionam se de fato são os parceiros ideias, ou mesmo patrocinadores querem organizações que tenham uma marca forte e com credibilidade e para isso vamos precisar dizer NÃO muitas vezes.

                Dizer não é doloroso, para mim particularmente é extremamente difícil, mas ele pode ser algo mais tranqüilo se você souber o porque está dizendo não e se a sua organização tem critérios dessas parcerias, isso ajuda muito a tomar essas decisão e a explicar melhor o outro lado porque está recebendo esse negativa.

                Se pode ajudar em algo, aqui vão algumas dicas para quem quer aprender a dizer não:

                1 – Crie critérios claros tipo:
a)      Que seguimentos de empresas vocês não fazem parcerias?
b)      Quais o valores mínimos para a empresa investir?
c)       Quanto vale a sua marca? E Como a empresa pode utilizá-la?
d)      Ou qual a % de participação do parceiro no projeto (quando for entre ONGs)

                2 – O projeto é financeiramente viável?
                                Muitas vezes não paramos para fazer contas e sem perceber a operação da parceria acaba ficando mais cara do que se previa. Tudo bem que somos organizações sem fins lucrativos o que é bem diferente de fechar o ano no vermelho.

                3 –  É o que vocês acreditam?  
                               A parceria está de acordo com os principio e missão da sua ONG?
                              
                4- Não tome a decisão sozinho.              
                               Os critérios ajudam coordenadores e técnicos a ter uma diretriz das parcerias, mas antes de oficializar, forme um grupo de decisões, dessa forma a decisão se torna coletiva e da organização e não levado por motivações pessoais.

Essas dicas ajudam bastante a saber se é ou não viável uma parceria e também a comunicar ao possível parceiro porque não é interessante para a sua ONG a parceria. Alem de valorizar os atuais que se sentiram muito orgulhosos de saber que foram aprovados depois de uma profunda avaliação.

Beijos e abraços para todos e até a próxima.

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