quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Colaboradores, eles estão vestindo a camisa da sua causa?

E ai, seus funcionários estão realmente engajados pela causa?





Gerir bem os recursos financeiros da organização é sem duvida importantíssimo para a instituição, mas gerir seus recursos humanos nem sempre estão na mente dos gestores de uma ONG, e ela pode ser a chave do sucesso para sua causa. Esse é sem duvida um grande desafio, administrar as expectativas internas e ter seus colaboradores engajados na causa é essencial para um bom clima na organização e credibilidade fora dela .
O tema é muito amplo, mas neste Post quero abordar uma discussão bastante interessante quando falamos de engajamento dos seus colaboradores.  Se de uma lado há quem diga que é inadmissível que seus funcionários não se envolvam ou não acreditem na causa, por outro lado, há linhas de pensamento que acreditam que mesmo que o colaborador não esteja envolvido, o importante é que ele desempenhe seu trabalho bem e cumpra com aquilo que é seu dever dentro da ONG.

Em ambos os casos acredito que é preciso ter um equilíbrio e entender que nem todas as pessoas são iguais e que algumas serão sempre mais envolvidas do que outras, o mundo é assim, e por isso temos pessoas que se destacam pelo seu trabalho e empenho. Mas um ponto é importante dizer que quando se está trabalhando em uma Organização social, engajar-se pode não ser o principal, mas valores e condutas condizentes com a sua causa são fundamentais, imagine você trabalhar numa organização que defende os direitos da criança e em casa você ofende seus filhos, ou quem sabe trabalhar numa organização ambientalista e quando está na rua você joga papel no chão. Não quero aqui fomentar seres humanos perfeitos, mas todos temos que, no mínimo, refletir sobre nossas ações dentro e fora da organização.

Mas e a organização, como vê isso? E se por acaso um Colaborador ou voluntário mostrar que sua conduta não está de acordo com a sua causa? O que você faria?

O ideal mesmo é evitar esses problemas, então aqui vão algumas dicas para fugir de situações como essa:

Comece pela contratação

Faça uma analise dos seus futuros colaboradores, alem de um perfil de conhecimentos, trace também um perfil de conduta desejada,  procure encontrar seu futuro colaborador entre pessoas que você já se relacione e que conheça sua causa e que seja engajado, como um voluntário, por exemplo, isso almenta suas chances de ter um colagorador com a causa no coração.

Crie critérios claros, o combinado não sai caro.

Crie um manual de conduta para seus funcionários, mostre o que a organização espera dele, exemplifique e deixe claras as possíveis "punições" que ele pode sofrer. Mas cuidado com os excessos, não seja radical.

Treinamentos e Palestras

Invista em seus funcionários, de nada adianta sua organização ter projetos de conscientização e educação fantásticos, se o seus funcionários não são parte dele. Nem todo mundo entende a causa da mesma forma, por isso é importante orientar bem, capacitar, treinar e se atualizar constantemente.
Quando contratar um funcionário novo, invista numa capacitação inicial, faça com que ele conheça minimamente todos os departamentos e projetos da Organização.
Crie incentivos para que eles possam visitar os projetos e participar deles 1 ou 2 vezes por ano, mesmo que ele seja da área administrativa.

Sabemos que não é fácil, já que estamos falando de pessoas que tem expectativas e motivações diferentes, por isso é importante que o RH ou a Diretoria da instituição esteja atenta a este ponto tão fundamental para a organização quanto a gestão financeira.