sexta-feira, 25 de março de 2011

Quando é hora de dizer NÃO.


Está é sem duvida uma das palavra mais difíceis de se dizer, NÂO. Em geral a maioria de nós acabamos por dizer sim, muitas vezes em circunstâncias em que não queríamos, apenas por medo da reação das pessoas ou dos parceiros dessa Organização, que acabam sempre acompanhadas de magoas, respostas do tipo, eles estão se achando. Etc. etc. etc. e justamente por temer que a organização fique “queimada” é que acabamos dizendo SIM para tudo, e é ai que mora o  perigo.

Quando aceitamos tudo, principalmente no inicio da ONG, corremos um sério risco de fazer aquilo que não acreditamos de fato, ou que a organização muitas vezes não se propõe a fazer de fato, desviando sua causa principal. No curto prazo isso pode trazer uma série de beneficios, mas uma das conseqüências desse excesso de SIM é a queda na credibilidade, ou seja, aqueles que são os seus parceiros de fato acabam inconscientemente percebendo que sua organização não tem pulso firme e se questionam se de fato são os parceiros ideias, ou mesmo patrocinadores querem organizações que tenham uma marca forte e com credibilidade e para isso vamos precisar dizer NÃO muitas vezes.

                Dizer não é doloroso, para mim particularmente é extremamente difícil, mas ele pode ser algo mais tranqüilo se você souber o porque está dizendo não e se a sua organização tem critérios dessas parcerias, isso ajuda muito a tomar essas decisão e a explicar melhor o outro lado porque está recebendo esse negativa.

                Se pode ajudar em algo, aqui vão algumas dicas para quem quer aprender a dizer não:

                1 – Crie critérios claros tipo:
a)      Que seguimentos de empresas vocês não fazem parcerias?
b)      Quais o valores mínimos para a empresa investir?
c)       Quanto vale a sua marca? E Como a empresa pode utilizá-la?
d)      Ou qual a % de participação do parceiro no projeto (quando for entre ONGs)

                2 – O projeto é financeiramente viável?
                                Muitas vezes não paramos para fazer contas e sem perceber a operação da parceria acaba ficando mais cara do que se previa. Tudo bem que somos organizações sem fins lucrativos o que é bem diferente de fechar o ano no vermelho.

                3 –  É o que vocês acreditam?  
                               A parceria está de acordo com os principio e missão da sua ONG?
                              
                4- Não tome a decisão sozinho.              
                               Os critérios ajudam coordenadores e técnicos a ter uma diretriz das parcerias, mas antes de oficializar, forme um grupo de decisões, dessa forma a decisão se torna coletiva e da organização e não levado por motivações pessoais.

Essas dicas ajudam bastante a saber se é ou não viável uma parceria e também a comunicar ao possível parceiro porque não é interessante para a sua ONG a parceria. Alem de valorizar os atuais que se sentiram muito orgulhosos de saber que foram aprovados depois de uma profunda avaliação.

Beijos e abraços para todos e até a próxima.

terça-feira, 1 de março de 2011

Colaborador, você dá o exemplo?

Olá queridos amigos, Estou de volta, depois de muito pensar sobre esse Post e o tema que quero tratar hoje, que alguns podem até discordar, mas é importante fazer uma reflexão, pois é uma questão de ordem pratica que trata do exemplo que damos como colaboradores de uma causa.

Desde que comecei a trabalhar em uma ONG, meu contato com esse universo passou a ser bastante intenso, inclusive com outras organizações de causas bem distintas da que trabalho, e uma discussão que freqüentemente  me deparo é com a reclamação das instituições quanto ao envolvimento da população em geral com a sua causa, e essa é uma reclamação generalizada, ou seja, porque será que as pessoas (neste caso considere qualquer individuo que esteja fora do universo da sua organização/causa) não contribuem e/ou não se preocupam com a nossa causa?

                No entanto comecei a questionar algumas pessoas que faziam esse tipo de “reclamação”,  se elas contribuíam para alguma organização ou faziam trabalho voluntario? E no geral qual foi a resposta que tive... NÃO, elas não ajudam. Então passei a refletir que se nós profissionais da área (mas que somos uma pessoa qualquer aos olhos das demais organizações) não estamos ciente do nosso papel de cidadão, porque deveríamos reclamar das pessoas ("cidadões comuns") que não contribuem com a nossa.
Ou seja, na minha visão está acontecendo algo de errado entre o discurso e pratica, e isso é essencial para se poder reivindicar algo, do contrario eu não posso dizer que as pessoas não estão preocupadas com a questão ambiental se eu não olho para outras causas, porque para mim que trabalho com o tema é fácil dizer que já ajudo, OBVIO pois eu trabalho para isso.

Para Confirmar essa minha teoria resolvi então fazer uma pequena enquete para saber em numeros como está o envolvimento das pessoas que trabalham em ONGs com outras organizações e outras causas, e vejam como ficaram as respostas:

Das 16 pessoas que responderam, quando perguntado se contribuiam com ongs ligadas a mesma causa em que trabalham, apenas 4 responderam que sim.
E quando perguntado se contribuiam com ONGs de outras causas, 6 responderam que sim e 8 não doam para nenhum tipo de causa.
Do total apenas 4 dizem fazer algum tipo de trabalho voluntário.

Das 16 pessoas, 6 delas não fazem nem doações e nem trabalho voluntário, ou seja, quase 40% dos colaboradores não se envolvem em absolutamente nada alem de suas obrigações profissionais.

                No entanto, minha maior preocupação está no que diz respeito a doações financeira, sem considerar doações para organizações ligadas a causa em que trabalham, apenas 35% doam para organizações de outras causas.

                Enfim, fica aqui  uma pontinha de indagação para que possamos refletir um pouco sobre como nós colaboradores, podemos dar melhor exemplo e unir o discurso com a prática. E para saber o porque as pessoas não contribuem com a nossa causa não precisa ir tão longe, basta olhar para nós mesmo.

               
Veja aqui o Resulmo da pesquisa:
https://spreadsheets.google.com/gform?key=0AvfPoSYHKd4zdEVRNVpuVzhTZFdyZ1NuY3lNRlBKS0E&hl=pt_BR&gridId=0#chart