segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O terceiro (setor) é o primeiro!


     É engraçado como temos manias de hierarquizar nossas relações e a criar rótulos que muitas vezes se tornam pejorativas, em geral o que é mais poderoso rotula tudo que esta abaixo de si com esses termos que ao longo do tempo acabamos incorporando e nem nos damos conta do seu real sentido e significado, por exemplo: Primeiro mundo X Terceiro mundo, primeiro setor, segundo setor e terceiro setor e etc, etc, etc.

     Neste blog, evitarei o uso do termo "terceiro setor" (exceto neste post, claro), pois não gosto e acho que ele tem uma representação simbólica negativa e a intenção de diminuir esse seguimento tão fundamental para a sociedade quanto o próprio governo ou empresas. Eventualmente me escapa o termo por força do habito, mas evito ao maximo utilizá-lo.

     Eu tenho uma teoria de que se fossemos parar para pensar o "terceiro setor" é na realidade o primeiro setor, pois antes de existir governo ou empresas já existiam organizações sociais. Vaja o exemplo dos homens das cavernas, eles se reuniam e se mobilizavam para caçar e a buscar alimentos, ou seja, eles juntavam-se em pro de uma causa de interesse comum, o combate a fome, o mesmo faziam as mulheres, quando saiam para coletar frutas nos bosques. eu diria que esses(as) foram a primeira "OSCIP" do mundo, (Organização da Sociedade das Cavernas de Interesse Publico) ops.. rs.

     Se essas homens tivesse a capacidade de dar um nome para seu grupo (se é que não tinham), certamente chamariam Uga Bugas Contra a Fome.

     Me divirto fazendo esta brincadeira, mas o Governo surge milhares de anos mais tarde, especialmente após os seres humanos começarem a se estabelecer num sistema de sedentarismo, quando surge a agricultura e a moeda, só então os primeiros governos se estabelecem para controlar as relações de troca entre mercadores e cobrança de impostos.

     Não vou entrar no mérito histórico (já que isso não é o meu forte) e tão pouco quero que as ONGs sejam colocadas no topo desta relação, o que quero refletir é a sua real importância para a Sociedade e que ela não deve estar em primeiro, segundo ou terceiro, e sim ao lado dos demais setores, que prefiro definir como:

Setor da Sociedade Civil , Setor Empresarial e Setor Governamental
(não necessariamente nessa ordem)

     Cada um desses setores tem sua importância e relevância no nosso mundo e devemos respeitar de forma igual sem deixar de reconhecer suas diferenças de atuação. Sem esquecer suas interdependências.

     Este vídeo, eu acho genial, apesar de longo destaco, em especial, a introdução que fala justamente dessa relação que temos entre os setores, e ele tem uma definição muito bacana para o que chamamos de terceiro setor. Este vídeo trata se da abertura do 29th IFC (International Fundraise Congress) de 2009 que acontece todos os anos na Holanda.

The 29th IFC Opening Plenary - "Making Change Happen" from kristina fitzpatrick on Vimeo.
  
 

Nenhum comentário: