segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Planejar é preciso.

Pois é queridos, 2010 acabou, como de costume parece que o ano passou mais rápido do que imaginamos, o que tínhamos que fazer foi feito, agora o negócio é fechar o balanço e começar um novo ano. Mas quem percebeu que 2011 está perto, esta chegando tarde, pois para as boas organizações 2011 começou faz tempo (lá para outubro, novembro). E sabe como isso se chama? PLANEJAMENTO.
               
Organizações bem geridas são aquelas que tem a capacidade de avaliar suas atividades e planejar o futuro com base nesses resultados e imaginar o que se espera para ser realizado no ano seguinte. E quanto mais cedo ela fizer isso melhor, organizações evoluídas, do ponto de vista de gestão, conseguem fazer isso com até 2 ou 3 anos de antecedência. Mas tudo bem,organizações assim  são realmente raras que conseguem chegara esse ponto, mas se sua ONG não é assim não se preocupe, isso não é sinônimo de incompetência.
E se a sua ONG nem se quer conseguiu parar para pensar no próximo ano, ok, não desanime, ainda há tempo.

Aqui vão algumas dicas para realizar o planejamento de sua Organização:

Projetos e Departamentos
Planejar os resultados não deve ser apenas um trabalho para os coordenadores de projetos, mas também dos departamentos administrativos, desde Captação de Recursos até o Financeiro, Contabilidade, Jurídico, comunicação, etc.
Reuna toda sua Equipe
Não adianta o conselho e os diretores definirem tudo e dizer o que cada uma vai fazer no ano seguinte, por isso junte todos os colaboradores e faça com que cada um apresente seu trabalho e divida com eles a responsabilidade do que será feito no ano seguinte. Compartilhar as metas é mais legitimo e motivador.

Avalie o ano anterior
Antes de começar a pensar no ano seguinte, pense no que foi feito no ano anterior, avalie os resultados tanto qualitativos  quanto quantitativos, assim como seu desempenho financeiro e Humanos.
            Os Parceiros
            Analise quem são os parceiros estratégicos atuais e quais poderão ser para que seu pr  ojeto ou programa tenha melhores resultados (outras ONGs, Poder Publico, Escolas, etc, etc,etc.).

Fontes de Recursos
            Pense e analise quais serão suas fontes de recursos financeiros, quem serão os patrocinadores, quais são os patrocinadores do ano anterior que continuaram como parceiros etc. se o projeto ainda não tem é importante pensar quais possível fontes de captação, que possíveis empresas podem ser patrocinadores etc.

Metas
           Estabeleça metas para que os projetos busquem ao longo do ano, crie metas possíveis baseadas no trabalho do ano anterior.

Estabeleça um Desafio
            Falo em desafio porque todos precisamos de um desafio, e papel dos gestores pensar como manter seus colaboradores motivados e um desafio, de preferência algo que seja construído ou que seja perseguido em conjunto, envolvendo áreas diferentes. Por exemplo, desenvolver um novo projeto, atender um publico diferente do que o habitual.

Reavalie Sempre
            Nem tudo que se planeja é o que de fato vai acontecer, por isso durante o Ano é preciso reavaliar seu planejamento, realize 2 ou 3 encontros para analisar as metas e se for preciso redefinir de acordo com as circunstância (Que pode ser para mais ou para menos).

Enfim, aqui ficam algumas dicas para que 2011 seja melhor do que foi 2010 e que sua Organização possa realizar mais e sempre melhor.
  
            Ótimas festas para todos e nos vemos em 2011.

Se você tem mais alguma dica, post seu comentário aqui.

Nenhum comentário: