quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Porque falar sobre Gestão em ONGs?

Elas estão crescendo e merecem uma atenção especial.

Alem da minha paixão pelo tema social e gestão, é muito evidente o desenvolvimento social do país. No Brasil as organizações têm crescido de forma considerável, o que é muito bom no meu ponto de vista, pois isso mostra que os brasileiros estão começando a se organizar por diversas causas, graças a uma democracia que vem de certa forma, em um curto espaço de tempo, se fortalecendo.
Para se ter uma idéia segundo um estudo do IBGE em parceria com o IPEA, a ABONG, o GIFE e  feito a partir do Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) em 2005 tínhamos 338 mil Fundações Privadas e associações sem fins Lucrativos, gerando aproximadamente 1,7 milhões de empregos direto (veja mais), e certamente hoje, em 2010, teremos bem mais que isso. No entanto é notável a carência de gestores, profissionais qualificados e a falta cursos voltados para a área nem se fala, raramente uma universidade abre um curso de gestão para ONGs, e nos cursos de administração tão pouco temos módulos ou matérias voltadas para esse tipo de atuação o que restringe a busca de emprego neste “mercado de trabalho” e obrigando as organizações contratarem profissionais de áreas similares porem sem qualificação especifica.


Ter a causa no coração e muita vontade são fundamentais, mas saber gerir uma organização é imprescindível para atingir os objetivos que ela se propõe.

Apesar de já ser possível encontrar organizações que tenham um capacidade de gestão muito mais eficientes e eficazes do que a grande maioria, ainda assim há uma enorme dificuldade entre as Organizações de se profissionalizar. Infelizmente ainda é muito comum uma administração domestica, em que as organizações sobrevivem quase que intuitivamente, sem planejamentos, metas, estratégias e foco. 
Por isso o objetivo deste Blog é promover a discussão e reflexão sobre gestão de organizações sociais sem fins lucrativos, com vista para um melhor uso de seus recursos financeiros e humanos para o desenvolvimento de suas atividade em busca de sua missão.

Não tenho qualquer pretensão de que esse blog seja uma espécie de manual da gestão para ONGs, atép porque nen daria (Se fosse, imagine que chato ficaria esse Blog), mas apenas um espaço para colocar temas do qual possam interessar gestores e interessados no assunto em refletir sobre os temas como:

Comunicação;
Captação de recursos;
Financeiro;
Administrativo;
Contabilidade;
Recursos Humanos;
Tecnologia;
Mobilização Social;
Voluntariado;
Campanhas;
Legislação;
Liderança;
Desenvolvimento institucional;
E tudo que envolva o universo da Organização social, Ideias Inovadoras, campanhas realizadas por outras ONG no Brasil e no Mundo, exemplos de empreendedores sociais, tudo para que nossos gestores possam entender cada vez melhor seu trabalho e como esses temas e ideias possam ser aplicados no seu dia-a-dia de forma mais eficiente, eficaz e duradoura.

E você já parou para pensar como sua Organização esta sendo gerida? 


Deixe seu comentário e sugestões para os próximos Posts.

2 comentários:

dsantos disse...

é isso ai thiago, parabéns pela inicitiva. a cara é essa mesmo, informal.
abraço !!

Vania Schoemberner disse...

Parabéns, Thi! Esse blog promete!