segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Por onde começar?

Assim como para criar esse blog e decidir quais temas eu começaria a escrever, muitas organizações tem essa mesma duvida quanto ao seu surgimento, por onde começar, como criar um organização? É uma associação ou uma Fundação, quais as diferenças? As duvidas são muitas e mais difícil ainda é achar alguém que de fato possa ajudar, poucos especialistas no mercado conseguem dar uma devida consultoria sobre o assunto.

            Naturalmente não vou entrar em detalhes sobre como criar uma ONG, primeiro porque eu precisaria de uns 50 posts só para falar sobre isso, depois porque essa não é a minha especialidade e terceiro porque vou deixar para vocês um link super interessante, veja abaixo, que mostra alguns caminhos para facilitar esse trabalho.

Mas aqui vão algumas dicas bacanas para pensar quando estiver constituindo sua organização:

A causa.
            A causa e o engajamento deve vir antes da decisão de criar uma ONG, pode parecer simples a questão, mas é muito comum um grupo de pessoas ou amigos se juntarem e decidirem criar uma organização, e a questão é que não estamos falando de uma empresa e sim de uma luta por uma causa comum. Já tive pessoas me perguntando como abrir uma fundação e quando perguntei, qual era a causa? Eles não tinham decidido ainda, poderia ser de educação ambiental ou de proteção animal, apesar da similaridade eles não estavam engajados em uma causa e isso jamais pode acontecer.
            Criar uma ONG é o ato e a necessidade de formalizar um movimento por uma causa que surgiu espontaneamente por um interesse comum e que você(s) conheçam bem e que depois de realizar algumas ações surge a necessidade de formar uma pessoa jurídica, que vai facilitar para captar recursos, contratar funcionários e até mesmo abrir uma conta.
Os recursos
            Pense e planeje de onde virão os recursos, ONGs não vivem de ar, e se forem ambientalistas, tão pouco caem de arvore.

Não seja Dono da ONG.
            De nada adianta criar uma Organização se não existem pessoas que acreditam na sua causa, por isso desde de a criação a organização deve envolver as pessoas e ouvi-las, elas serão sua base mais forte para justificar a luta e a busca por melhorias, quanto mais pessoas apóiam, mais sentido faz sua causa na busca por políticas publicas, lei e projetos voltados para o tema em questão. Se apenas o dono acredita na causa, que sentido faz?
            Outro ponto é que ONGs não são como empresas para o proprietário mandar e desmandar, ela deve ser o mais democrático possível, respeitando, naturalmente, o direito dos gestores em tomar para si a responsabilidade das decisões para o melhor caminho da ONG e dos Projetos, mas sempre buscando alinhar seus projetos com os interesses da sociedade e não de um individuo.

Envolva pessoas
            Convide pessoas que se interessam pela causa e que poderão contribuir para a fundação dessa nova organização, seja assinado a ata de fundação como sendo voluntários, especialmente no inicio onde tudo é mais difícil.

Estatuto
            Nada de Ctrl+C  e Ctrl+V, Copiar e colar um estatuto já existente não pode. Parta do zero utilizando modelos para fazer o seu próprio estatuto, mas jamais copie de uma organização com a mesma causa.

Conselheiros
            Evite colocar nomes de pessoas só para preencher os requisitos da lei, eleja pessoas de fato engajadas na causa e que possam opinar, ajudar e contribuir para  a construção da Organização bem como administrá-la da melhor maneira possível.

Gerir com responsabilidade
            Depois de criar uma Organização, é preciso ter uma dose de dedicação, bem senso e responsabilidade sobre seus atos e sua gestão, pois envolve expectativas e recursos doados por pessoas que de fato acreditam na sua organização.

Como criar um ONG:

Você pode também buscar mais informações na ABONG (Associação Brasileiras de Organizações Não Governamentais) www.abong.org.br

E se quiser saber mais, continuem lendo este Blog que irei manter atualizado com notícias, dicas e cases sobre gestão de ONGs.

Um comentário:

Lili disse...

Adorei o blog, Massagardi. Parabéns. Vou acompanhar e colocar lá no meu bloguitcho, tá? \o/