segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Planejar é preciso.

Pois é queridos, 2010 acabou, como de costume parece que o ano passou mais rápido do que imaginamos, o que tínhamos que fazer foi feito, agora o negócio é fechar o balanço e começar um novo ano. Mas quem percebeu que 2011 está perto, esta chegando tarde, pois para as boas organizações 2011 começou faz tempo (lá para outubro, novembro). E sabe como isso se chama? PLANEJAMENTO.
               
Organizações bem geridas são aquelas que tem a capacidade de avaliar suas atividades e planejar o futuro com base nesses resultados e imaginar o que se espera para ser realizado no ano seguinte. E quanto mais cedo ela fizer isso melhor, organizações evoluídas, do ponto de vista de gestão, conseguem fazer isso com até 2 ou 3 anos de antecedência. Mas tudo bem,organizações assim  são realmente raras que conseguem chegara esse ponto, mas se sua ONG não é assim não se preocupe, isso não é sinônimo de incompetência.
E se a sua ONG nem se quer conseguiu parar para pensar no próximo ano, ok, não desanime, ainda há tempo.

Aqui vão algumas dicas para realizar o planejamento de sua Organização:

Projetos e Departamentos
Planejar os resultados não deve ser apenas um trabalho para os coordenadores de projetos, mas também dos departamentos administrativos, desde Captação de Recursos até o Financeiro, Contabilidade, Jurídico, comunicação, etc.
Reuna toda sua Equipe
Não adianta o conselho e os diretores definirem tudo e dizer o que cada uma vai fazer no ano seguinte, por isso junte todos os colaboradores e faça com que cada um apresente seu trabalho e divida com eles a responsabilidade do que será feito no ano seguinte. Compartilhar as metas é mais legitimo e motivador.

Avalie o ano anterior
Antes de começar a pensar no ano seguinte, pense no que foi feito no ano anterior, avalie os resultados tanto qualitativos  quanto quantitativos, assim como seu desempenho financeiro e Humanos.
            Os Parceiros
            Analise quem são os parceiros estratégicos atuais e quais poderão ser para que seu pr  ojeto ou programa tenha melhores resultados (outras ONGs, Poder Publico, Escolas, etc, etc,etc.).

Fontes de Recursos
            Pense e analise quais serão suas fontes de recursos financeiros, quem serão os patrocinadores, quais são os patrocinadores do ano anterior que continuaram como parceiros etc. se o projeto ainda não tem é importante pensar quais possível fontes de captação, que possíveis empresas podem ser patrocinadores etc.

Metas
           Estabeleça metas para que os projetos busquem ao longo do ano, crie metas possíveis baseadas no trabalho do ano anterior.

Estabeleça um Desafio
            Falo em desafio porque todos precisamos de um desafio, e papel dos gestores pensar como manter seus colaboradores motivados e um desafio, de preferência algo que seja construído ou que seja perseguido em conjunto, envolvendo áreas diferentes. Por exemplo, desenvolver um novo projeto, atender um publico diferente do que o habitual.

Reavalie Sempre
            Nem tudo que se planeja é o que de fato vai acontecer, por isso durante o Ano é preciso reavaliar seu planejamento, realize 2 ou 3 encontros para analisar as metas e se for preciso redefinir de acordo com as circunstância (Que pode ser para mais ou para menos).

Enfim, aqui ficam algumas dicas para que 2011 seja melhor do que foi 2010 e que sua Organização possa realizar mais e sempre melhor.
  
            Ótimas festas para todos e nos vemos em 2011.

Se você tem mais alguma dica, post seu comentário aqui.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Por onde começar?

Assim como para criar esse blog e decidir quais temas eu começaria a escrever, muitas organizações tem essa mesma duvida quanto ao seu surgimento, por onde começar, como criar um organização? É uma associação ou uma Fundação, quais as diferenças? As duvidas são muitas e mais difícil ainda é achar alguém que de fato possa ajudar, poucos especialistas no mercado conseguem dar uma devida consultoria sobre o assunto.

            Naturalmente não vou entrar em detalhes sobre como criar uma ONG, primeiro porque eu precisaria de uns 50 posts só para falar sobre isso, depois porque essa não é a minha especialidade e terceiro porque vou deixar para vocês um link super interessante, veja abaixo, que mostra alguns caminhos para facilitar esse trabalho.

Mas aqui vão algumas dicas bacanas para pensar quando estiver constituindo sua organização:

A causa.
            A causa e o engajamento deve vir antes da decisão de criar uma ONG, pode parecer simples a questão, mas é muito comum um grupo de pessoas ou amigos se juntarem e decidirem criar uma organização, e a questão é que não estamos falando de uma empresa e sim de uma luta por uma causa comum. Já tive pessoas me perguntando como abrir uma fundação e quando perguntei, qual era a causa? Eles não tinham decidido ainda, poderia ser de educação ambiental ou de proteção animal, apesar da similaridade eles não estavam engajados em uma causa e isso jamais pode acontecer.
            Criar uma ONG é o ato e a necessidade de formalizar um movimento por uma causa que surgiu espontaneamente por um interesse comum e que você(s) conheçam bem e que depois de realizar algumas ações surge a necessidade de formar uma pessoa jurídica, que vai facilitar para captar recursos, contratar funcionários e até mesmo abrir uma conta.
Os recursos
            Pense e planeje de onde virão os recursos, ONGs não vivem de ar, e se forem ambientalistas, tão pouco caem de arvore.

Não seja Dono da ONG.
            De nada adianta criar uma Organização se não existem pessoas que acreditam na sua causa, por isso desde de a criação a organização deve envolver as pessoas e ouvi-las, elas serão sua base mais forte para justificar a luta e a busca por melhorias, quanto mais pessoas apóiam, mais sentido faz sua causa na busca por políticas publicas, lei e projetos voltados para o tema em questão. Se apenas o dono acredita na causa, que sentido faz?
            Outro ponto é que ONGs não são como empresas para o proprietário mandar e desmandar, ela deve ser o mais democrático possível, respeitando, naturalmente, o direito dos gestores em tomar para si a responsabilidade das decisões para o melhor caminho da ONG e dos Projetos, mas sempre buscando alinhar seus projetos com os interesses da sociedade e não de um individuo.

Envolva pessoas
            Convide pessoas que se interessam pela causa e que poderão contribuir para a fundação dessa nova organização, seja assinado a ata de fundação como sendo voluntários, especialmente no inicio onde tudo é mais difícil.

Estatuto
            Nada de Ctrl+C  e Ctrl+V, Copiar e colar um estatuto já existente não pode. Parta do zero utilizando modelos para fazer o seu próprio estatuto, mas jamais copie de uma organização com a mesma causa.

Conselheiros
            Evite colocar nomes de pessoas só para preencher os requisitos da lei, eleja pessoas de fato engajadas na causa e que possam opinar, ajudar e contribuir para  a construção da Organização bem como administrá-la da melhor maneira possível.

Gerir com responsabilidade
            Depois de criar uma Organização, é preciso ter uma dose de dedicação, bem senso e responsabilidade sobre seus atos e sua gestão, pois envolve expectativas e recursos doados por pessoas que de fato acreditam na sua organização.

Como criar um ONG:

Você pode também buscar mais informações na ABONG (Associação Brasileiras de Organizações Não Governamentais) www.abong.org.br

E se quiser saber mais, continuem lendo este Blog que irei manter atualizado com notícias, dicas e cases sobre gestão de ONGs.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O terceiro (setor) é o primeiro!


     É engraçado como temos manias de hierarquizar nossas relações e a criar rótulos que muitas vezes se tornam pejorativas, em geral o que é mais poderoso rotula tudo que esta abaixo de si com esses termos que ao longo do tempo acabamos incorporando e nem nos damos conta do seu real sentido e significado, por exemplo: Primeiro mundo X Terceiro mundo, primeiro setor, segundo setor e terceiro setor e etc, etc, etc.

     Neste blog, evitarei o uso do termo "terceiro setor" (exceto neste post, claro), pois não gosto e acho que ele tem uma representação simbólica negativa e a intenção de diminuir esse seguimento tão fundamental para a sociedade quanto o próprio governo ou empresas. Eventualmente me escapa o termo por força do habito, mas evito ao maximo utilizá-lo.

     Eu tenho uma teoria de que se fossemos parar para pensar o "terceiro setor" é na realidade o primeiro setor, pois antes de existir governo ou empresas já existiam organizações sociais. Vaja o exemplo dos homens das cavernas, eles se reuniam e se mobilizavam para caçar e a buscar alimentos, ou seja, eles juntavam-se em pro de uma causa de interesse comum, o combate a fome, o mesmo faziam as mulheres, quando saiam para coletar frutas nos bosques. eu diria que esses(as) foram a primeira "OSCIP" do mundo, (Organização da Sociedade das Cavernas de Interesse Publico) ops.. rs.

     Se essas homens tivesse a capacidade de dar um nome para seu grupo (se é que não tinham), certamente chamariam Uga Bugas Contra a Fome.

     Me divirto fazendo esta brincadeira, mas o Governo surge milhares de anos mais tarde, especialmente após os seres humanos começarem a se estabelecer num sistema de sedentarismo, quando surge a agricultura e a moeda, só então os primeiros governos se estabelecem para controlar as relações de troca entre mercadores e cobrança de impostos.

     Não vou entrar no mérito histórico (já que isso não é o meu forte) e tão pouco quero que as ONGs sejam colocadas no topo desta relação, o que quero refletir é a sua real importância para a Sociedade e que ela não deve estar em primeiro, segundo ou terceiro, e sim ao lado dos demais setores, que prefiro definir como:

Setor da Sociedade Civil , Setor Empresarial e Setor Governamental
(não necessariamente nessa ordem)

     Cada um desses setores tem sua importância e relevância no nosso mundo e devemos respeitar de forma igual sem deixar de reconhecer suas diferenças de atuação. Sem esquecer suas interdependências.

     Este vídeo, eu acho genial, apesar de longo destaco, em especial, a introdução que fala justamente dessa relação que temos entre os setores, e ele tem uma definição muito bacana para o que chamamos de terceiro setor. Este vídeo trata se da abertura do 29th IFC (International Fundraise Congress) de 2009 que acontece todos os anos na Holanda.

The 29th IFC Opening Plenary - "Making Change Happen" from kristina fitzpatrick on Vimeo.
  
 

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Porque falar sobre Gestão em ONGs?

Elas estão crescendo e merecem uma atenção especial.

Alem da minha paixão pelo tema social e gestão, é muito evidente o desenvolvimento social do país. No Brasil as organizações têm crescido de forma considerável, o que é muito bom no meu ponto de vista, pois isso mostra que os brasileiros estão começando a se organizar por diversas causas, graças a uma democracia que vem de certa forma, em um curto espaço de tempo, se fortalecendo.
Para se ter uma idéia segundo um estudo do IBGE em parceria com o IPEA, a ABONG, o GIFE e  feito a partir do Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) em 2005 tínhamos 338 mil Fundações Privadas e associações sem fins Lucrativos, gerando aproximadamente 1,7 milhões de empregos direto (veja mais), e certamente hoje, em 2010, teremos bem mais que isso. No entanto é notável a carência de gestores, profissionais qualificados e a falta cursos voltados para a área nem se fala, raramente uma universidade abre um curso de gestão para ONGs, e nos cursos de administração tão pouco temos módulos ou matérias voltadas para esse tipo de atuação o que restringe a busca de emprego neste “mercado de trabalho” e obrigando as organizações contratarem profissionais de áreas similares porem sem qualificação especifica.


Ter a causa no coração e muita vontade são fundamentais, mas saber gerir uma organização é imprescindível para atingir os objetivos que ela se propõe.

Apesar de já ser possível encontrar organizações que tenham um capacidade de gestão muito mais eficientes e eficazes do que a grande maioria, ainda assim há uma enorme dificuldade entre as Organizações de se profissionalizar. Infelizmente ainda é muito comum uma administração domestica, em que as organizações sobrevivem quase que intuitivamente, sem planejamentos, metas, estratégias e foco. 
Por isso o objetivo deste Blog é promover a discussão e reflexão sobre gestão de organizações sociais sem fins lucrativos, com vista para um melhor uso de seus recursos financeiros e humanos para o desenvolvimento de suas atividade em busca de sua missão.

Não tenho qualquer pretensão de que esse blog seja uma espécie de manual da gestão para ONGs, atép porque nen daria (Se fosse, imagine que chato ficaria esse Blog), mas apenas um espaço para colocar temas do qual possam interessar gestores e interessados no assunto em refletir sobre os temas como:

Comunicação;
Captação de recursos;
Financeiro;
Administrativo;
Contabilidade;
Recursos Humanos;
Tecnologia;
Mobilização Social;
Voluntariado;
Campanhas;
Legislação;
Liderança;
Desenvolvimento institucional;
E tudo que envolva o universo da Organização social, Ideias Inovadoras, campanhas realizadas por outras ONG no Brasil e no Mundo, exemplos de empreendedores sociais, tudo para que nossos gestores possam entender cada vez melhor seu trabalho e como esses temas e ideias possam ser aplicados no seu dia-a-dia de forma mais eficiente, eficaz e duradoura.

E você já parou para pensar como sua Organização esta sendo gerida? 


Deixe seu comentário e sugestões para os próximos Posts.